Curta nossa página!

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Resgatando brincadeiras antigas

Em um mundo globalizado, os jogos eletrônicos via Redes Sociais, estão cada vez mais presentes e constante na vida de nossas crianças o que torna o brincar mais individualizado. 


Nessa faixa etária as crianças devem se exercitar, aprender movimentos (técnicas elementares dos esportes), aprender como se alimentar saudavelmente, conviver com outras crianças em espaços educativos e esportivos. 



 O Brincar possibilita o resgate de valores sociais essenciais, é uma forma de comunicação entre as gerações, um instrumento de aprendizagem e de valorização do patrimônio lúdico-cultural em diferentes contextos.

Em nossa unidade escolar é comum caminharmos pelo pátio e ver as crianças brincando com 'bolinhas de gude' nos horários em que antecede o sinal da entrada, no intervalo e na saída da escola, a brincadeira viralizou.


Bolinha de Gude: essa brincadeira tem várias formas de se jogar, como box, triângulo, barca e jogo do papão, onde os participantes devem percorrer determinados caminhos, batendo uma bolinha na outra e, ao final, acertar as caçapas. 


Por meio destas brincadeiras se aprendem a dividir, cooperar, ganhar ou perder.








Nenhum comentário:

Postar um comentário