Nossa querida professora de Ciências da Natureza e Tecnologias, Ronísia Inácio Porto, trouxe seus alunos do 6° ano, turmas B e C, vespertino, para Sala de Tecnologia, onde a mesma pode apresentar o vídeo: O Nascimento do Universo. 
Segundo a professora, sua proposta foi proporcionar aos alunos uma aula diversificada, utilizando as TIC's. A mesma observou que, em um mundo globalizado, tem que buscar alternativas para melhorar o processo do ensino aprendizagem e que ficar somente em sala de aula é coisa do passado.
Com o auxilio dos vídeos , a professora abordou os seguintes temas:
 
   
      
      
      
      
      
      
Com o auxilio dos vídeos , a professora abordou os seguintes temas:
1. Cosmologia
      Em Astronomia chamamos de Universo o espaço com a matéria
        e energia que o formam.
        A Cosmologia estuda a origem, a estrutura e a evolução
      do Universo ou de partes componentes deste, tal como um sistema planetário. 
Muitos foram os seres humanos que dedicaram as suas vidas ao estudo das ciências e da descoberta da origem do Universo.
Dentre as principais descobertas e teorias desenvolvidas para elucidar a origem do Universo, podemos citar :
Muitos foram os seres humanos que dedicaram as suas vidas ao estudo das ciências e da descoberta da origem do Universo.
Dentre as principais descobertas e teorias desenvolvidas para elucidar a origem do Universo, podemos citar :
1914 – Albert Einstein enuncia a Teoria da Relatividade, mostrando
      a equivalência entre matéria e energia. (foto)
            E = m . c²
1917 – O astrônomo holandês Willen de Sitter demonstra
      de forma teórica que o Universo está em expansão.
1927 – O astrônomo belga Georges Lemaitre sugere que, inicialmente,
        toda a matéria do Universo estava concentrada em um único
      lugar: o ovo cósmico ou átomo primordial.
1929 – Edwin Hubble, baseado em suas observações,
        enuncia sua famosa lei segundo a qual a velocidade com que uma galáxia
        se afasta de nós está relacionada com a sua distância
        até nós, e, portanto, com o tempo. Esta foi a primeira
      evidência da expansão do Universo.
1950 – Herman, Gamow e Alpher propõem a Teoria do Big-Bang
        (nome sugerido por Hoyle para o evento que dá início ao
      Universo).
1965 – Os físicos americanos Arno Penzias e Robert Wilson
        detectam a radiação cósmica de fundo, equivalente à radiação
      emitida por um corpo negro a uma temperatura de 2,7K. 
2. Lei de Hubble
O astrônomo Edwin Powell Hubble (1889-1953), em 1929, reuniu elementos
        suficientes para concluir que: “A velocidade com que uma galáxia
        se afasta de nossa galáxia é diretamente proporcional à sua
      distância de nossa galáxia”.
3. A radiação de fundo
Os físicos norte-americanos Arno Penzias e Robert Wilson, em
        1965, ao estudarem ondas de rádio, detectaram a presença
        de “ruídos” estranhos que iriam constituir a radiação
        cósmica de fundo. Os estudos posteriores mostraram que esta radiação é equivalente à emitida
      por um corpo negro a uma temperatura de 2,7K.
      
 Essa descoberta da radiação cósmica de fundo parece
        evidenciar duas coisas: a existência do big-bang, sendo esta radiação
        de fundo proveniente da transformação de massa em energia
        radiante, um resíduo do big-bang que deu origem ao Universo, e
        ainda que 2,7K seria a temperatura atual do Universo considerado como
        um todo (uma espécie de temperatura média do Universo),
      o que já tinha sido previsto por George Gamow (1904-1968) em 1948.
4. Teoria do Big-Bang
A Teoria do Big-Bang admite que o Universo tem uma idade limite, da
        ordem de 15 ou 20 bilhões de anos e, portanto, existe um instante
      inicial em que o Universo foi criado.
      
 Segundo essa teoria, há 15 ou 20 bilhões de anos uma fabulosa
        quantidade de energia estava localizada em uma esfera de diâmetro
      inferior a 1cm, denominada ovo cósmico ou singularidade.
      
 Num dado instante (t = 0), toda essa energia, em rápida expansão,
      criou o Universo que se dilatou e se resfriou uniformemente.
      
 A redução rápida de temperatura determinou as sucessivas
        transformações da energia liberada que se materializou
        na forma de partículas (quarks) e antipartículas (antiquarks).
        A matéria e a antimatéria se aniquilam, gerando uma quantidade
        enorme de energia na forma de fótons e obedecendo à equação
      de Einstein: E = m.c². O excesso de matéria em relação à antimatéria
        deu origem ao Universo em que hoje vivemos.
5. Cronologia na criação do Universo
a) Instante t = 0: instante inicial em que ocorreu o Big-Bang; a escala
        de distâncias vale zero, a densidade do universo é infinitamente
        elevada e não há ferramentas na Matemática ou na
      Física, que hoje conhecemos, para estudar este momento. O evento instante zero é tratado como uma singularidade no estudo
        da evolução do Universo.
 
b) Intervalo de tempo entre t = 0 e t = 10–43s: o que ocorreu neste
        intervalo é pura especulação teórica sem
        nenhuma possibilidade de comprovação através de
        observações físicas.
 
c) Intervalo de tempo entre t = 10–43s e t = 10–35s: neste
        curto intervalo de tempo os quarks e os antiquarks aniquilaram-se dando
        origem à radiação, na forma de fótons. A
        quantidade de quarks é maior que a de antiquarks, de modo a restar
        matéria na forma de quarks que deu origem ao Universo em que hoje
        vivemos.
O universo está-se resfriando, passando de uma temperatura de 1032K em t = 10–43s para a temperatura de 1027K em t = 10–35s.
 
O universo está-se resfriando, passando de uma temperatura de 1032K em t = 10–43s para a temperatura de 1027K em t = 10–35s.
d) No instante t = 10–30s os quarks remanescentes do processo de
        aniquilamento começam a se fundir, dando origem aos prótons
        e nêutrons.
e) No instante t = 10–6s a fusão dos quarks, originando prótons e nêutrons, é concluída e os quarks desaparecem.
Os prótons e nêutrons podem-se transmutar entre si e vão coexistir com elétrons e fótons.
 
e) No instante t = 10–6s a fusão dos quarks, originando prótons e nêutrons, é concluída e os quarks desaparecem.
Os prótons e nêutrons podem-se transmutar entre si e vão coexistir com elétrons e fótons.
f) Após o instante t = 1s, com a queda da temperatura, os prótons
        não podem mais se transmutar, o que não ocorre em relação
        aos nêutrons. É por isso que existem, até hoje, quatro
        vezes mais prótons do que nêutrons.
 
g) No intervalo de t = 10s a t = 500s ocorrem as reações
        de fusão dos núcleos: 25% dos núcleos de hidrogênio
        transformam-se em hélio; um milésimo por cento é transformado
        em deutério e menos de um milionésimo por cento é transformado
        em lítio.
Ao fim de 3 minutos as transformações fundamentais já haviam ocorrido.
 
Ao fim de 3 minutos as transformações fundamentais já haviam ocorrido.
h) Quando o Universo possui uma idade entre 300 000 anos e 1 milhão
        de anos, a temperatura já é suficientemente baixa para
        que os elétrons comecem a se associar aos prótons para
        formar os átomos de hidrogênio.
 
i) Antes de atingir a idade de 1 bilhão de anos, a força
      gravitacional começou a agir e as primeiras galáxias apareceram.


 
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