Curta nossa página!

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Professora Sirley Romera, utilizando a STE ministrar uma aula sobre Educação Alimentar

Hoje (27/05/2015) recebemos, em nossa Sala de Tecnologia, a animada professora Sirley Romera e seus alunos do Jardim III, turmas C e D, vespertino, onde os mesmos puderam assistir vídeos sobre Educação Alimentar.


A professora observou que comer alimentos saudáveis é uma tecla que tem que ser tocada por diversas vezes na escola, as crianças têm que desenvolver esses hábitos e saberem optar por refeições mais equilibradas de forma mais natural e prazerosa, por isso a importância de trabalhar com esse tema desde as primeiras fases da vida escolar.


Seu objetivo foi fazer com que os alunos entendam a importância dos hábitos saudáveis estimulando o consumo de alimentos saudáveis. 


 




quarta-feira, 20 de maio de 2015

Rosania, professora de Literatura Infantil, utlizando nossos Recursos Midiáticos

Hoje (20/05/2015) nossa Sala de Tecnologia foi visitada pela competente professora de Literatura Infantil, Rosania, e seus alunos do 1° e 2° anos, turmas C e D, vespertino,  onde a mesma pode apresentar o conto infantil, Os Três Porquinhos


A professora observou que contos infantis dirigem as crianças para a descoberta de sua identidade e comunicação e seu objetivo foi fazer com que seus alunos assistam e apreciem as histórias infantis.









 

 

terça-feira, 19 de maio de 2015

Professora Mireille, interagindo seus alunos com as TIC (Tecnologia da informática e da Comunicação)

Recebemos hoje (19/05/2015) a visita de nossa querida professora Mireille e de seus alunos do 4° ano, turma C, vespertino, passa apresentar o filme, de fantasia romântica Cinderela versão 2015.


A professora ressaltou que seu objetivo dentro da disciplina de Língua Portuguesa, foi apresentar mais um gênero textual "Contos Clássicos", trabalho este que enfatiza o enriquecimento do processo de ensino aprendizagem, tornando o "prazer de ler" uma ferramenta de imprescindível relevância no contexto escolar.


Sinopse: Após a trágica e inesperada morte do seu pai, Ella (Lily James) fica à mercê da sua terrível madrasta, Lady Tremaine (Cate Blanchett), e suas filhas Anastasia e Drisella. A jovem ganha o apelido de Cinderela e é obrigada a trabalhar como empregada na sua própria casa, mas continua otimista com a vida. Passeando na floresta, ela se encanta por um corajoso estranho (Richard Madden), sem desconfiar que ele é o príncipe do castelo. Cinderela recebe um convite para o grande baile e acredita que pode voltar a encontrar sua alma gêmea, mas seus planos vão por água abaixo quando a madrasta má rasga seu vestido. Agora, será preciso uma fada madrinha (Helena Bonham Carter) para mudar o seu destino.



Cinderella. Disponível em: http://www.armagedomfilmes.biz/?p=144797. Acesso em 19/05/2015.








                                        


quinta-feira, 14 de maio de 2015

Alenir Silva, professora Regente, ministrando aula sobre Cidadania

Nesta data (14/05/2015), visitou a Sala de Tecnologia desta unidade escolar, nossa querida professora Regente Alenir Silva, com a companhia de seus alunos do 2° ano, turma C, vespertino. Em sua visita, a professora pode falar aos seus alunos sobre o tema Cidadania usando vídeos para melhor se expressar.


A professora observou que os alunos devem conhecer desde cedo seu significado para que possam reivindicar seus direito e cumprir com suas obrigações durante suas respectivas vidas.


 



CIDADANIA

No decorrer da história da humanidade surgiram diversos entendimentos de cidadania em diferentes momentos – Grécia e Roma da Idade Antiga e Europa da Idade Média. Contudo, o conceito de cidadania como conhecemos hoje, insere-se no contexto do surgimento da Modernidade e da estruturação do Estado-Nação.
O termo cidadania tem origem etimológica no latim civitas, que significa "cidade". Estabelece um estatuto de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade politicamente articulada – um país – e que lhe atribui um conjunto de direitos e obrigações, sob vigência de uma constituição.


 FONTE: O que é cidadania. Disponível em:http://www.brasilescola.com/sociologia/cidadania-ou-estadania.htm Acesso: 14/05/2015.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Fábio Guimarães, professores de Arte, trabalhando a Arte Rupestre

Na data de hoje (08/05/2015), visitou nossa Sala de Tecnologia o professor de Arte, Fábio Guimarães, acompanhado de seus alunos do 6° ano, turmas A, B e C, vespertino, onde puderam fazer pesquisas sobre a Arte Rupestre.


O professor disse que seu intuito foi transmitir o conhecimento aos alunos de uma forma diversificada e um pouco mais realista.


Ao ao final da pesquisa, foi sugerido aos alunos que transferissem o aprendizado para cartazes onde os mesmo ficaram expostos no mural desta unidade escolar.

Arte Rupestre


É o mais antigo tipo de arte da história. Também é conhecida como gravura ou pintura rupestre. Esse tipo de arte teve início no período Paleolítico Superior. A arte rupestre é encontrada em todos os continentes.

O estudo da arte rupestre favoreceu o conhecimento de pesquisadores em relação aos hábitos dos povos da antiguidade e a sua cultura. As matérias primas utilizadas para a expressão artística dos povos da antiguidade eram: pedras, ossos e sangue de animais. O sangue, assim como o extrato de folhas de árvores era utilizado para tingir. Silhuetas de mão e pés, portanto, devem ser as mais primitivas expressões artísticas.
As principais obras eram desenhos e pinturas, tendo como tela as paredes e tetos de cavernas. Eram representados, principalmente, animais selvagens, linhas, círculos e espirais. Seres humanos eram mais representados em situações de caça. Ossos, pedras e madeiras eram utilizados em esculturas.
A ideia de que a arte rupestre é obra dos homens pré-históricos foi aceita por especialistas apenas em 1902.

Na América, além da arte rupestre pré-histórica, é encontrada a arte chamada de pré-colombiana, fruto do trabalho de astecas, maias e incas. São esculturas, pinturas, e grandes templos construídos com pedras.
No território brasileiro existem vários sítios de arte rupestre pré-histórica. Existem pesquisadores que defendem a tese de que a arte rupestre, no Brasil, não seria obra dos índios, e sim de gregos, vikings ou fenícios que teriam passado por aqui. O maior sítio brasileiro de arte rupestre fica no estado do Piauí, precisamente na Serra da Capivara.
No Brasil, os desenhos de diferentes épocas sugerem rituais, cenas de sexo, animais, cenas de luta ou mesmo representações geométricas. Estudos têm apontado a possibilidade de alguns desenhos representarem algumas noções de astronomia.
A arte rupestre brasileira, diferente do que ocorre em outros países, não é preservada devidamente. Apesar de tratar-se de um patrimônio histórico (ou pré-histórico) o descuido, queimadas, a ação de empresas de mineração, e as depredações típicas de turistas (como carregar lembranças) e dos pichadores (vândalos), é uma ameaça a esse patrimônio de valor inestimável.

 FONTE: Arte Rupestre. Disponível em http://www.infoescola.com/artes/arte-rupestre/. Acesso em: 11/05/2015






segunda-feira, 4 de maio de 2015

Palestra Motivacional

Em nossa unidade escolar recebemos hoje (30/04/2015) Bruno Ferreira dos Santos, onde o mesmo ministrou palestra com o tema: Motivação.


A palestra foi voltada para os professores e alunos do 5°, 6°, 7°, anos, de todas as turmas.


Além da palestra descontraída e muito proveitosa, Bruno Ferreira divulgou o PROGRAMA JOVEM EDUCAÇÃO.   


A proposta do PROGRAMA JOVEM EDUCAÇÃO visa integrar a educação profissional ás diferentes modalidades de educação e ás dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, oferecendo formação complementar em Tecnologia da Informação e Comunicação - (TIC) com enfase no protagonismo juvenil, como forma de incentivar e apoiar a participação dos jovens na sociedade, despertando habilidades e valores necessários para que tornem cidadãos conscientes e dispostos a assumir um papel pró-ativo ao longo de sua vidas e com isso, maiores chances de inserção no mundo do trabalho.

FONTE: Programa Jovem Educação. Disponível em: http://www.jovemeducacao.com.br/ Acesso em 30 de abril de 2015.